sábado, 15 de fevereiro de 2014

   NOME DO  PROJETO:  A INDISCIPLINA NA ESCOLA
    Autora ;Nonata Rodrigues Lima
    Público alvo: Alunos do ensino fundamenta da Escola Prof. José Sobreira de Amorim                                           
 
1-      JUSTIFICATIVA:

       Nos últimos anos, devido as transformações sociais ocorridas nas últimas décadas, a Escola Sobreira de Amorim, como as demais escolas públicas tem enfrentado grandes desafios. E um dos maiores desafios enfrentados pela escola de hoje o que mais tem afligido os profissionais é o relacionamento humano em relação a comportamentos, Neste contexto ou situação, a maior preocupação da equipe de profissionais da escola é  focada na indisciplina que se instaurou em toda a escola. O que fazer para resolvê-la? Não existe uma receita pronta e nem é fácil solucionar, entretanto é preciso construir na escola um ambiente agradável, colaborativo e trabalhar com os alunos questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem de valores e atitudes.
                                        

2-       OBJETIVO GERAL

    
      Promover reflexão sobre a indisciplina no dia-a-dia da escola e a construção de um ambiente agradável e colaborativo entre alunos, professores e demais funcionários através do desenvolvimento de valores e regras morais. Direitos e Deveres de cada cidadão.


    3-    CONTEÚDO
        Direitos e Deveres, Fundamentos éticos: respeito mútuo, diálogo, justiça, amizade e solidariedade.


4-      METODOLOGIA

    Aula  expositiva e dialogadas
    Debates
    Apresentação de filmes
    Apresentação de teatro
     Dinâmicas
     Leitura em jornais sobre a violência
     Painéis sobre a violência
     Elaboração de proposta de paz
5-  RECURSOS
                        DVD
                        Filme
                        Papel, lápis, caneta, borracha
                        Jornais e revistas


              
                  6- AVALIAÇÃO

                             A  avaliação será de forma sistemática visando o processo de formação humana dos alunos. Serão avaliadas questões como: Participação, interesse,  colaboração e realização das atividades propostas
                                           
             
7- BIBLIOGRAFIA
Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais e ética
Como se resolve a indisciplina Revista Escola
Curso de Educação em direitos Humanos UFC
                  Indisciplina na sala de aula.  Disponível www.suapesquisa. Com/educaçãoesporte/indisciplina.htm
                   Dicas / dinâmicas www.benerartes.com.br

 DINÂMICA sobre violência
Duração: 2 aulas
Tempo: 5 minutos. Deve ser utilizado como material dois porretes feitos com jornal enrolado em forma de cassetete. A dinâmica deve ter no mínimo 5 participantes.
Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um porrete de jornal. Depois devem iniciar um briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste. Assim que inicia a ”briga”, o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o professor deve retirar a venda do outro voluntário e encerrar a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade  atual.
Abrir debate sobre a cena presenciada na dinâmica e o contexto da indisciplina no meio escolar.
Identificar junto com os alunos os motivos que geram indisciplina na escola. Escutar os alunos, observar suas atitudes e estabelecer um diálogo a fim de proporciona melhores relacionamentos em sala de aula.
A relação dos alunos diante da dinâmica  presenciada pode ocorrer de forma variada. Cabe ao professor induzir a reflexão de algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agresso x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc. Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com a nossa realidade? Quais são as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?

EXIBIÇÃO DE FILMES SOBRE A INDISCIPLINA
Duração: 2 aulas
Sugestões de filmes:

*Ao mestre com carinho
Ano de lançamento: 1967
Tempo: 105 minutos

*Entre os Muros da Escola
Classificação: 12 anos
Tempo: 128 minutos

 VÍDEOS
Duração: 2 aulas
Boas Maneiras. Turma da Mônica.- 7 minutos- Youtube
Respeito é bom e eu gosto. Gabriel o pensador- 4 minutos -Youtube.
Estudo Errado.   Gabriel o pensador- 5 minutos- Youtube


PEÇA DE TEATRO
Duração: 2 aulas
Formar grupos de alunos ( número de alunos a critério do professor) e pedir que criem e montem uma breve peça de teatro envolvendo uma cena de indisciplina escolar. No teatro deve haver a representação  do papel de professores, estudantes e outros personagens que os alunos julgarem interessantes. Dar tempo para que os alunos improvisem e montem as cenas. O teatro deverá ser apresentado na próxima aula. Os alunos deverão entregar o enredo da peça por escrito.

APRESENTAÇÃO DO TEATRO E DEBATE
Duração: 2 aulas
Organizar a sala e pedir que os alunos apresentem as peças de teatro que criaram.
Observar as  atitudes dos alunos e as histórias criadas.
Abrir debate procurando saber a opinião dos alunos e as sensações que tiveram. Perguntar como se sentiram no papel de professor e coloca-los diante de situações que geram conflitos na escola, perguntando qual seria a atitude que tomariam se fossem professores, diretores, funcionários, coordenadores ou pais.



CONCLUSÃO
Ao final da aplicação do projeto espera-se que  os alunos tenham aprendido se relacionar  melhor uns com os outros, a respeitar os direitos dos outros ea reconhecer que todos tem deveres e direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário