NOME
DO PROJETO: A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Autora ;Nonata Rodrigues Lima
Público alvo: Alunos do ensino fundamenta da
Escola Prof. José Sobreira de Amorim
1-
JUSTIFICATIVA:
Nos últimos anos, devido as
transformações sociais ocorridas nas últimas décadas, a Escola Sobreira de
Amorim, como as demais escolas públicas tem enfrentado grandes desafios. E um
dos maiores desafios enfrentados pela escola de hoje o que mais tem afligido os
profissionais é o relacionamento humano em relação a comportamentos, Neste
contexto ou situação, a maior preocupação da equipe de profissionais da escola
é focada na indisciplina que se
instaurou em toda a escola. O que fazer para resolvê-la? Não existe uma receita
pronta e nem é fácil solucionar, entretanto é preciso construir na escola um
ambiente agradável, colaborativo e trabalhar com os alunos questões
relacionadas ao ensino e a aprendizagem de valores e atitudes.
2- OBJETIVO GERAL
Promover reflexão sobre a indisciplina no dia-a-dia da escola
e a construção de um ambiente agradável e colaborativo entre alunos,
professores e demais funcionários através do desenvolvimento de valores e
regras morais. Direitos e Deveres de
cada cidadão.
3- CONTEÚDO
Direitos e
Deveres, Fundamentos éticos: respeito mútuo, diálogo, justiça, amizade e
solidariedade.
4-
METODOLOGIA
Aula expositiva
e dialogadas
Debates
Apresentação de filmes
Apresentação de teatro
Dinâmicas
Leitura em jornais
sobre a violência
Painéis sobre a
violência
Elaboração de
proposta de paz
5- RECURSOS
DVD
Filme
Papel, lápis, caneta, borracha
Jornais e revistas
6- AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma sistemática visando o
processo de formação humana dos alunos. Serão avaliadas questões como:
Participação, interesse, colaboração e
realização das atividades propostas
7- BIBLIOGRAFIA
Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais
e ética
Como se resolve a indisciplina Revista Escola
Curso de Educação em direitos Humanos UFC
Dicas / dinâmicas
www.benerartes.com.br
DINÂMICA sobre violência
Duração: 2 aulas
Tempo: 5 minutos. Deve ser
utilizado como material dois porretes feitos com jornal enrolado em forma de
cassetete. A dinâmica deve ter no mínimo 5 participantes.
Dois voluntários devem ter os
rostos cobertos e devem receber um porrete de jornal. Depois devem iniciar um
briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do
grupo apenas assiste. Assim que inicia a ”briga”, o coordenador faz sinal para
o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e
deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das
duas situações sejam bem observados, o professor deve retirar a venda do outro voluntário
e encerrar a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no
contexto da sociedade atual.
Abrir debate sobre a cena
presenciada na dinâmica e o contexto da indisciplina no meio escolar.
Identificar junto com os alunos
os motivos que geram indisciplina na escola. Escutar os alunos, observar suas
atitudes e estabelecer um diálogo a fim de proporciona melhores relacionamentos
em sala de aula.
A relação dos alunos diante da
dinâmica presenciada pode ocorrer de
forma variada. Cabe ao professor induzir a reflexão de algumas posturas como:
indiferença x indignação; aplaudir o agresso x posicionar-se para defender o
indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc. Alguns
questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se
sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a
postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com a nossa
realidade? Quais são as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os
olhos vendados Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e
econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles
que não enxergam?
EXIBIÇÃO DE FILMES SOBRE A INDISCIPLINA
Duração: 2 aulas
Sugestões de filmes:
*Ao mestre com carinho
Ano de lançamento: 1967
Tempo: 105 minutos
*Entre os Muros da Escola
Classificação: 12 anos
Tempo: 128 minutos
VÍDEOS
Duração: 2 aulas
Boas Maneiras. Turma da Mônica.-
7 minutos- Youtube
Respeito é bom e eu gosto.
Gabriel o pensador- 4 minutos -Youtube.
Estudo Errado. Gabriel o pensador- 5 minutos- Youtube
PEÇA DE TEATRO
Duração: 2 aulas
Formar grupos de alunos ( número
de alunos a critério do professor) e pedir que criem e montem uma breve peça de
teatro envolvendo uma cena de indisciplina escolar. No teatro deve haver a
representação do papel de professores,
estudantes e outros personagens que os alunos julgarem interessantes. Dar tempo
para que os alunos improvisem e montem as cenas. O teatro deverá ser
apresentado na próxima aula. Os alunos deverão entregar o enredo da peça por
escrito.
APRESENTAÇÃO DO TEATRO E DEBATE
Duração: 2 aulas
Organizar a sala e pedir que os
alunos apresentem as peças de teatro que criaram.
Observar as atitudes dos alunos e as histórias criadas.
Abrir debate procurando saber a
opinião dos alunos e as sensações que tiveram. Perguntar como se sentiram no
papel de professor e coloca-los diante de situações que geram conflitos na
escola, perguntando qual seria a atitude que tomariam se fossem professores,
diretores, funcionários, coordenadores ou pais.
CONCLUSÃO
Ao final da aplicação
do projeto espera-se que os alunos
tenham aprendido se relacionar melhor
uns com os outros, a respeitar os direitos dos outros ea reconhecer que todos
tem deveres e direitos.
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