sábado, 15 de fevereiro de 2014

PLANO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA O 5º ANO FUNDAMENTAL

Planejamento Anual, 5º ANO


 

Planejamento Anual, 5º ANO


Plano de Ensino

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a proposta interdisciplinar da escola, pretende-se que ao final deste ano letivo os alunos tenham construído uma consciência crítica, uma compreensão participativa e atitudes de solidariedade; desenvolvido o raciocínio lógico sendo capaz de interagir-se ao contexto sócio-político-econômico e cultural.

CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

ð     OBJETIVOS

ü      Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre eles.
ü      Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.
ü      Identificar aspectos da cultura indígena, africana e européia que influenciaram na formação do povo brasileiro.
ü      Comparar acontecimentos no tempo, estabelecer relações entre o presente e o passado e conhecer os pontos históricos de São Vicente.
ü      Valorizar e respeitar as diferentes etnias.
ü      Reconhecer os símbolos nacionais e respeitá-los condignamente.
ü      Compreender o espaço, a paisagem, o território, o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições.
ü      Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação efetiva nas questões sócio ambientais.
ü      Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar o espaço em que está inserido.
ü      Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
ü      Perceber semelhanças e diferenças nos modos que os grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, para sua subsistência.
ü      Reconhecer o espaço territorial brasileiro como resultado da interação homem, natureza, cultura e tempo.
ü      Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem ao evitar o desperdício e perceber quais cuidados se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.

ð     CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
ð     As missões jesuítas.
ð     Entradas e bandeiras.
ð     Formação do povo brasileiro
ð     A descoberta do ouro.
ð     Brasil: de colônia a império.
ð     O Império do café.
ð     Educação Étnico-Racial
ð     Cultura indígena, africana, portugueses e brasileiros em geral
ð     Brasil: de Império a Republica.
ð     A Era Vargas.
ð     Da ditadura militar a redemocratização.
ð     Território brasileiro
ð     Divisão política e regional
ð     Limites geográficos
ð     Aspectos físicos
ð     Características naturais (clima, vegetação e relevo)
ð     Culturais (formação do povo brasileiro, religião e folclore)
ð     Aspectos econômicos (atividades econômicas, transporte e comunicações)
ð     Aspectos sociais (desigualdades sociais)

AVALIAÇÃO


Os alunos por fazerem parte de um ensino de aprendizagem ciclado serão avaliados diariamente através da participação ativa nas atividades de sistematização dos conteúdos. Terão uma avaliação continua, onde tudo que for realizado em sala e extraclasse terá validade avaliativa, bem como: expressão oral, trabalhos em grupos, trabalhos de pesquisa escrita e oral, debates preenchimento de fichas, leitura e compreensão de textos, fotos gráficos e mapas; produção de textos, desenhos, representações teatrais e coreografias;
  
BIBLIOGRAFIA


SIMIELLI, Maria Elena. Asas para Voar: Geografia. São Paulo: Ática, 2008.

VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: História; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.




HISTÓRIA E GEOGRAFIA

OBJETIVO GERAL HISTÓRIA E GEOGRAFIA


Ø Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
Ø Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
Ø Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
Ø Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu pais como resultantes de um longo processo de transformação.

Ø Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da localidade;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
(Historia e Geografia)



Ø O educando devera identificar sua família, casa, escola, bairro, rua.
Ø Distinguir o seu município observando semelhanças e diferenças entre o compõem a cidade.
Ø Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes meios.
Ø Reconhecer sinais de transito
Ø Apreciar as datas comemorativas em grupo ou individual.
Ø -Identificar diferentes tipos de família.
Ø -Identificar diferentes tipos de moradias
Ø -Identificar sua rua
Ø -Identificando seu bairro
Ø -Identificando sua escola
Ø -Identificando seu município, suas autoridades,
Ø -Identificando os pontos cardeais.
Ø -Reconhecer as estações do ano,
Ø -Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
Ø -Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
Ø -Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
Ø -Desenvolver projetos; transito consciência fiscal e outros...
Ø Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino ( campo ver, mato grosso, nacional , independência e bandeira)
Ø Motivar o aluno a zelar o espaço em que vive
Ø Auxiliar o aluno a entender o que é descendência e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;

 ( HISTÓRIA E GEOGRAFIA)
Ø Família
Ø Casa
Ø Rua
Ø Bairro
Ø Escola
Ø Município
Ø Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
Ø Orientação
Ø Tempo
Ø Meios de transporte
Ø Meios de comunicação
Ø Transito
Ø Trabalho
Ø Datas comemorativas
Ø Zona rural
Ø Zona urbana
Ø Reino da natureza
Ø Relevo
Ø Clima
Ø Rio
Ø Vegetação
Ø Indústria
Ø Comercio
Ø Hinos


METODOLOGIA
Pretendemos alcançar nossos objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra - classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, mini-projetos.
Usaremos para desenvolver nossas aulas recursos diversos como:

Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Dicionários
Ø Atividades orais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Fichas
Ø Mapas
Ø Globo
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Retro projetor
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Internet
Ø Entre outros

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, e também na semana de avaliações instituída pala escola, em que será lhe atribuído uma nota bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.



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