Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho
A Educação de jovens e
Adultos no Brasil tem como meta erradicar o analfabetismo e proporcionar à
população de faixa etária não adequada ao ensino fundamental e médio, a
complementação de sua formação escolar.
A meta do governo em suas
cartilhas é promover entre os sujeitos
da EJA o aprendizado para a formação escolar bem como a formação de sujeitos críticos para lidar com
as exigências do mundo em transformação. Mas na prática esses alunos estão nas
salas de aula é em busca de uma certificação básica, para estarem mais aptos ao
mundo do trabalho. Muitas vezes é porque o patrão falou que só quem trabalha
aqui é quem tiver ensino médio. Lembro bem de um aluno do CEJA que trabalhei, que tirou o Certificado do ensino
médio no mês que tirou férias. Exatamente para não perder o emprego.
Sabemos que um dos
percussores do ensino consciente de educação de jovens e adultos no Brasil foi
Paulo Freire. Trabalhou a proposta de instrumentalizar o adulto a partir dele
próprio, ou seja, um sujeito que
aprendesse a partir de suas condições de vida e de seu ambiente se tornando
assim ,critico de sua realidade para poder transformar o social.
Mas atualmente, é notório
que o público adulto está inserido ou tentando se inserir no processo
profissional. Noutras palavras, tentando garantir o emprego ou buscando alguma
forma de trabalho que possibilite antes de tudo, a própria sobrevivência. Eles
voltam a sala de aula objetivando uma formação escolar que lhes possibilite um
posicionamento mais qualificado no tocante a empregabilidade e salário. Mas é
preciso que a grade curricular da EJA se adéque a este propósito.
Principalmente no tocante a tecnologia informática, pois essa trouxe mudanças
para a economia capitalista: a de transformar o globo terrestre em um imenso
mercado mundial. E os alunos da EJA
quase não têm acesso.
A modalidade da EJA no
formato ministrado que aí se encontra, ainda não é adequado para ter acesso ao ensino superior, e não
proporciona melhoria intelectual e técnica ou qualificação para conduzir o
estudante ao mercado de trabalho de forma digna.
Acredito que o ponto
principal seria o aumento de verbas para essa modalidade de ensino para que se
possa investir em treinamento de professores, instalações específicas e mais
adequadas para esse público e uma reforma na grade curricular com a introdução
mais acentuada de estudos sobre sistemas de informação e informática se faz
necessárias.
Nonata Rodrigues Lima 28/072014
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